HISTÓRIAS ESTRANHAS DA BÍBLIA - Adão e Eva e o Dilúvio.
Adão e Eva:
O Gênese, primeiro livro da Bíblia, inicia com a criação do mundo em seis dias. No sétimo, Deus descansou. Para judeus e cristãos, é um livro histórico, que abrange os patriarcas Abraão, Isaac e Jacó, até a morte de José, o israelita que chegou a governar o Egito. O surgimento do primeiro casal tem duas versões:
Na primeira, Adão e Eva aparecem juntos no sexto dia. Na segunda versão, o homem aparece antes que sua parceira, plasmado da terra, no primeiro dia da criação. Essa narrativa traz o caráter do Deus Javé, que se estenderá ao longo do “Velho Testamento”: o homem tem acesso a todas as frutas, menos as da “Árvore do Conhecimento”. Se desobedecer, será punido. Em outras palavras: “creia sem questionar”, do contrário, castigo.
Aliás, o castigo ou a ameaça foi desde as religiões mais antigas a principal arma para manter o povo quieto e impedi-lo de raciocinar.Quando Eva ganha vida a partir de uma costela de Adão, e ambos comem do fruto proibido, são expulsos do paraíso, pois quiseram ser iguais ao próprio Criador. A cobra (satã) havia dito à mulher que se ela e o marido comessem daquele fruto ganhariam o conhecimento.
Mas é a mulher que levará a culpa do pecado, pois foi ela quem seduziu o homem, diz essa segunda versão. Como castigo, Deus fala à mulher que tornará sua gravidez difícil, e seu parto será dolorido (As mulheres deveriam agradecer ao Senhor por tanta gentileza). E que será dominada pelo marido. Quanto ao homem, terá que ganhar o pão com o suor de seu rosto.
Sejamos sinceros, foi uma grande armadilha do próprio Criador. Sendo onipotente, ele sabia que aquele casal seria enganado pela cobra. Isso não faz dele um ser bondoso e sábio.
Essa é mais uma história bíblica inventada pelo homem.
O dilúvio:
No sexto capítulo de Gênese, conta-se que Deus ficou zangado com a depravação humana e arrependido de ter criado o homem decide eliminá-lo da face da Terra. Esperem, Deus se arrepende? Se é onipotente, já não sabia que os humanos iam cair na farra? Por que os criou?
O Todo Poderoso escolhe uma inundação que acabará com todas as formas de vida sobre a terra. Mas poupa Noé – o único justo da terra – seus familiares e os animais que entraram na arca.
Após ser salvo, Noé oferece holocausto a Javé, que aspira o suave odor dos animais sacrificados. Que deus estranho, gostar de sacrifícios de animais, conforme já o faziam os deuses pagãos dos antigos...
O Senhor promete nunca mais castigar os homens, pois são maus desde a juventude. Por que ele não descobriu isso antes, assim evitava mandar aquela enchente e matar até crianças inocentes.
No entanto, o deus bíblico irá descumprir a promessa, ao enviar as dez pragas sobre o Egito, ou quando destrói Sodoma e Gomorra por causa da devassidão de seus habitantes.
Realmente, Javé não acertou ao fabricar suas criaturas. Somos todos propensos à festa e aos prazeres da carne, coisas que ele odeia. Algum pai que ama de verdade seus filhos, por acaso afogaria um deles até a morte, por gostar de sexo em excesso? Javé (Jeová) sim. Mas um Deus sábio e amoroso mataria seus filhos?
Essa é mais uma história bíblica inventada pelo homem.
Fernando Bastos – www.pensarporsi.zip.net


0 Comments:
Postar um comentário
<< Home