sábado, novembro 15, 2008

HISTÓRIAS ESTRANHAS DA BÍBLIA – Promessa de prêmio e castigo.

Desde os tempos mais remotos, o líder religioso teve o cuidado em mostrar ao seu povo, que Deus enviava bênçãos a todos os que seguissem suas leis, bem como a desgraça aos que as violassem. De modo que sob ameaça de castigo divino, era mais fácil manter o povo dócil.Hamurábi (rei babilônico que viveu cerca de cinco séculos antes de Moisés) deixou registrado no epílogo de seu código, de que maneira os deuses beneficiariam aqueles que seguissem suas leis e como seriam punidos os que se desviassem delas. A semelhança com o que iremos ver em Moisés, que veio muito tempo depois daquele monarca, é impressionante. Isso só confirma aquilo que os estudiosos já sabem: Moisés encontrou em Hamurábi uma das principais fontes para transmitir suas regras ao povo de Israel. Agora vejam um breve resumo do que Hamurábi deixou escrito ao final de seu tratado de leis. Ele começa mostrando as benesses que outros reis terão se respeitarem suas normas:“

Se tal governante tiver sabedoria e for capaz de manter a ordem nesta terra, ele deverá observar as palavras que tenho escrito nesta inscrição;...Hamurabi, a quem Shamash conferiu as leis, sou eu... Se um futuro monarca prestar atenção às minhas palavras... então que Shamash aumente o reinado deste rei, assim como Ele o fez de mim o rei da retidão..”

E as desgraças que cairão em seus reinos, caso não lhe der ouvido:“Se este governante não tiver alta conta minhas palavras...se ele desprezar as minhas maldições e não temer a cólera de Deus, se ele destruir a lei que me foi dada,... este homem, não importa que seja rei ou governante, sacerdote um leigo...que o grande Deus Anu, o pai dos deuses, que ordenou que eu governasse, retire deste homem a glória da realeza, que Ele quebre o cetro deste rei, e amaldiçoe seu destino (...).

E a seguir, Moisés revela o que o bom Javé dará a seu povo se respeitar seus mandamentos: Deuteronômio 28,1:“
Javé, teu Deus, te tornará superior a todas as nações da terra, e todas estas bênçãos virão sobre ti e te cobrirão se obedeceres à voz de Javé, teu Deus...” O Senhor promete dar vitória sobre todos os exércitos inimigos; toda a terra verá que é seu povo eleito, e o temerão.Porém, caso se desvie de seu caminho: Em Deuteronômio 28 do versículo vinte ao sessenta e oito, temos uma das seqüências mais infames, mais terríveis encontradas na literatura mundial. No entanto, tudo que ali é dito, vem da voz de uma divindade que dizem ser sábia e perfeita: “Javé mandará contra ti a maldição, a perturbação e as ameaças, em tudo quanto empreenderes, até que sejas destruído...por causa da perversidade das tuas ações...” E segue a rogação de pragas:“Javé fixará sobre ti a peste, até que tenhas desaparecido da terra onde vais entrar para a herdares...Javé ter ferirá com a doença, a febre, a inflamação, a queimadura, a secura, o crestamento e a ferrugem...Teu cadáver servirá de pasto para todas as aves do céu e para todos os animais da terra...Javé te ferirá com a ulcera do Egito, a hemorróida, as pústulas e a sarna... Noivarás com uma mulher, porém outrem a possuirá...”

Vejam! Como não bastasse tanta tragédia, ainda por cima ser chifrado. O versículo sessenta e três nos faz saber que Javé se alegra tanto com o bem, quanto com a tragédia, por isso ele terá prazer em acabar com a raça de seu povo.A declaração de catástrofes se encerra com a promessa de que o povo hebreu será levado ao Egito em navios, será escravizado e nunca mais verá a liberdade.

Fernando Bastos – www.pensarporsi.zip.net