sábado, novembro 15, 2008

HISTÓRIAS ESTRANHAS DA BÍBLIA – O repouso no sábado.

Javé fala a Moisés: “Dize aos israelitas: observareis os meus sábados, porque este é um sinal perpétuo entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifico. Guardareis o sábado, pois ele vos deve ser sagrado. Aquele que o violar será morto; quem fizer naquele dia uma obra qualquer será cortado do meio do seu povo.” (Êxodo 31,13).

Diante da comunidade reunida o profeta Moisés, inspirado por seu deus, dá a lei do Sábado. Ninguém poderá trabalhar ou acender fogo nesse dia, pois é dia santo de abstinência e adoração. Essa idéia Moisés tirou dos babilônicos. Já existia na antiga Babilônia o “shabattu” (sábado), um dia de repouso. A lei judaica punirá com a morte quem a desobedecer. De fato, saberemos mais tarde, que um homem é apedrejado até a morte porque juntava lenha no sábado. Javé, sábio e compreensivo, se dirige ao seu profeta nesses termos: “Esse homem deve ser punido com a morte; toda a multidão deve apedrejá-lo fora do acampamento.” Que deus é esse que se irrita e manda matar por alguém trabalhar no sábado? E por que hoje a maioria dos cristãos trabalha no sábado, sem medo de que Javé os elimine com um raio fulminante?

Para sorte dos cristãos, no Novo Testamento, Jesus aboliu a lei do sábado e liberou geral. Mas, como pode o Filho desrespeitar uma lei do Pai Celestial? Um teólogo cristão irá dizer que, sendo Jesus deus, ele pode quando bem quiser revogar uma lei que ele mesmo instituiu. Mas não dizem os cristãos que Jesus é misericordioso? Então se ele é deus, era ele quem no passado mandava matar quem trabalhava aos sábados? Isso faz dele um deus sábio e amoroso?

Claro que Jesus foi um homem que promoveu a paz. Mas não é deus. Nunca disse isso. Por causa dessa estranha lei, copiada dos babilônicos – mas que a maioria dos judeus e algumas religiões cristãs pensam vir do seu Deus – muitos não trabalham no sábado, e chegam ao absurdo de não usar elevador, por causa das faíscas produzidas pelo equipamento. De fato, a fé cega e a ignorância (falta de conhecimento) é capaz de muita coisa.

A lei do sábado é uma infâmia contra a humanidade. Torna os seres humanos parecidos com grupos tribais.Essa é mais uma história bíblica inventada pelo homem.

Fernando Bastos – www.pensarporsi.zip.net