HISTÓRIAS ESTRANHAS DA BÍBLIA – As leis de Moisés.
Muitos cristãos e judeus seguem as leis bíblicas por acreditarem sinceramente que elas foram oferecidas por Deus ao profeta Moisés. Será verdade? Tenho uma proposta. Vamos investigar de perto as leis que Moisés diz ter recebido de Javé (Jeová)?
Vamos fazer assim, se essa legislação conter leis sábias e úteis, que promovam o bem estar e a felicidade da humanidade, é um bom sinal de que Moisés de fato falou com Deus; do contrário, foi apenas ilusão, coisa de sua cabeça. Ou, como explicam os estudiosos, Moisés simplesmente inventou que falou com Deus, e, inspirado pelas leis mesopotâmicas, sobretudo de Hamurábi, criou sua própria legislação. Porque, como sabemos, na Antiguidade era comum um rei ou profeta afirmar que suas leis eram trazidas por algum deus. O povo obedecia com mais segurança e temor.
Lei sobre o adultério:
Se o marido desconfiar que a mulher o trai, ela será levada ao sacerdote, que a fará beber uma água amarga (os ingredientes eram repugnantes): Números 5,11.
Quem comete adultério, é punido com a morte: Levítico 20,10.
Lei sobre o castigo:
O deus de Moisés era a favor das chicotadas: Deuteronômio 25,1.
Lei sobre os deficientes físicos:Quem fosse capado ou tivesse os testículos esmagados, não podia entrar na Assembléia: Deuteronômio 23,2.
Lei sobre discriminação racial:
Javé era racista: “não contrairás com elas [as mulheres das nações conquistadas] matrimônios; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos; pois fariam teus filhos desviarem-se de mim, para servirem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.”
Em Esdras 10,44 os israelitas são obrigados (pelos sacerdotes) a mandarem embora suas esposas estrangeiras, juntamente com os filhos. Deve ter sido uma cena muito triste. Pais abandonando mulher e filhos por causa dessa lei racista.
Lei sobre escravos:
O pai pode vender a própria filha como escrava: Êxodo 21,7.Se o dono de um escravo submetê-lo à tortura e esse escravo não morrer em um ou dois dias, o dono não será punido, por que não o matou. Êxodo 21,21 (Obs: nota-se que o deus bíblico é a favor do castigo a escravos. Veja em Provérbios 29,19.
Lei sobre adivinhos:
Pena de morte a quem consulta os espíritos e faz adivinhações: Levítico 20,27. Graças a essa amável lei de Javé, o deus bíblico, a Igreja católica torturou e matou milhares de mulheres que faziam uso de ervas ou curavam doentes, pois eram acusadas de bruxaria. Saiba mais sobre a Inquisição católica no google.
Lei sobre celebração:
Javé diz: “Três vezes por ano celebrarás uma festa em minha honra... Trarás à casa do Senhor, teu Deus, as primícias dos primeiros produtos de tua terra.” Primícias = primeiros frutos. Os antigos acreditavam que os deuses necessitavam de presentes. O povo hebreu não era diferente.
Lei sobre mutilações:
Uma mulher teria sua mão cortada se, ao defender o marido numa briga, segurasse no pênis do oponente. “sem compaixão alguma”, alerta Javé mimosamente ao seu profeta: Deuteronômio 25,11.
Lei sobre o rapto de mulheres:
Javé, doce e compassivo, orienta o exército de Moisés a saquear e matar todos os conquistados, inclusive crianças, menos as mulheres virgens: Números 31,13. Estas seriam tomadas como esposas dos soldados de Moisés. E eles podiam mandá-las embora quando não as desejassem mais: Deuteronômio 21,10.
Lei da adoração:
Javé manda matar quem adorar outros deuses (isto é, se tiver outra religião): Deuteronômio 17,2.O profeta que falar em nome de outros deuses será morto: Deuteronômio 18,20. Agora podemos entender porque a Igreja católica mandou matar os hereges (quem não seguia o Vaticano) durante a Inquisição.
Lei sobre filhos:
O pai pode matar o filho rebelde: Deuteronômio 21,18.
Lei sobre a virgindade:
O noivo pode matar a noiva, caso ela já tenha tido relações antes de conhecê-lo: Deuteronômio 22,13.
Lei sobre a homossexualidade:
Homem não se deitará com homem: Levítico 18,22. Essa lei, segundo estudiosos, surgiu da necessidade de um exército grandioso. Uniões homossexuais, óbvio, não geram descendentes. Entretanto, religiosos infernizam a vida dos que amam seus iguais, com toda sorte de admoestações.
Lei sobre a vingança:
Javé apoiava a vingança. “olho por olho, dente por dente, mão por mão, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe.”: Êxodo 21,24.
E assim, tivemos centenas de guerras religiosas, milhões de assassinatos, tortura, perseguições e atentados à liberdade, graças ao apoio dessas palavras que estão no código mosaico (lei de Moisés). Porém, o que apresentei trata-se de uma pequena amostra. Há mais coisas abomináveis nessa lei, mas meu intento foi dar apenas um apanhado geral. O leitor poderá julgar por si mesmo. São essas leis oriundas de uma mente sábia, pacífica e amorosa?
Fernando Bastos – www.pensarporsi.zip.net
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home